Conectivos para redação
Os conectivos são agrupamentos de classes de palavras e suas respectivas locuções que atuam na conexão de vocábulos, de orações, de frases e de parágrafos, contribuindo, dessa forma, para a coesão textual. As classes de palavras que compõem esse grupo são os pronomes, advérbios, conjunções e preposições.
Tais termos podem estabelecer diferentes relações de sentido entre as partes, as principais são: prioridade, tempo, comparação, conformidade, hipótese, condição, adição, dúvida, certeza, surpresa, esclarecimento, finalidade, lugar, conclusão, explicação, causa, consequência, oposição e alternância.
Leia também: Como usar operadores argumentativos na redação
Resumo sobre conectivos para redação
- Os conectivos são palavras ou locuções que estabelecem conexão entre as palavras, as frases e os parágrafos.
- Eles são responsáveis por garantir a coesão textual.
- Algumas classes de palavras atuam como conectivos, como pronomes, advérbios, conjunções, preposições e suas respectivas locuções.
- Os conectivos podem estabelecer diferentes sentidos entre os termos conectados.
- Os principais sentidos dos conectivos são: prioridade, tempo, comparação, conformidade, hipótese, condição, adição, dúvida, certeza, surpresa, esclarecimento, finalidade, lugar, conclusão, explicação, causa, consequência, oposição e alternância.
O que são conectivos?
Os conectivos são palavras ou locuções que atuam na conexão de palavras, frases e parágrafos, estabelecendo a coesão textual por meio da correta relação entre as ideias do texto. Os conectivos não são uma classe de palavras, visto que têm diversos tipos, como pronomes, advérbios, conjunções e preposições. Eles podem desempenhar diferentes papéis, servindo tanto para retomar ideias discutidas anteriormente, como também para dar progressão textual, adicionando novos dados e informações sobre o tema.
Tipos de conectivos
→ Conectivos de prioridade e relevância
Os conectivos de prioridade e relevância são aqueles que indicam o grau de importância das ideias apresentadas.
Acima de tudo, devemos prezar pela honestidade.
Na frase acima, a locução “Acima de tudo” indica que a honestidade é mais importante que outros valores ou desejos; portanto, evidencia a sua prioridade.
→ Conectivos de continuidade e tempo
Os conectivos de continuidade e tempo são aqueles que denotam alguma relação temporal sobre a informação principal.
Quando cheguei em casa, já era tarde.
Na frase acima, o conectivo “Quando” indica uma relação temporal entre “cheguei em casa” e “já era tarde”, mostrando que essas duas informações têm uma relação de continuidade, ou seja, acontecem ao mesmo tempo.
→ Conectivos de comparação, semelhança ou conformidade
Os conectivos de comparação, semelhança ou conformidade são aqueles que estabelecem comparações entre duas ou mais ideias ou ainda indicam uma referência que está sendo utilizada como base para afirmar alguma ideia (conformidade).
Da mesma forma que estudou para a prova, deve se preparar para o vestibular.
Segundo os especialistas, o clima está mudando.
Nos exemplos acima, os conectivos destacados exemplificam a comparação e a conformidade. Na primeira frase, a locução “Da mesma forma” estabelece uma comparação de igualdade entre estudar para a prova e estudar para o vestibular, ou seja, ambas ações devem acontecer com a mesma dedicação. Na segunda frase, o conectivo “Segundo” indica que a afirmação “o clima está mudando” está baseada em opiniões de “especialistas”.
→ Conectivos de condição ou hipótese
Os conectivos de condição ou hipótese são aqueles que indicam uma ideia ou situação possível (hipotética) ou uma exigência (condição) para que outra coisa ocorra.
Desde que você cumpra as regras, pode participar.
Se a prefeitura investir efetivamente na educação, poderemos alcançar o primeiro lugar no ranking de qualidade.
Na primeira frase, a locução “Desde que” indica que o cumprimento das regras é uma condição para poder participar. Na segunda frase, o conectivo “Se” marca a possibilidade, ou seja, a hipótese de a prefeitura investir na educação como situação necessária para atingir o resultado desejado no ranking de qualidade.
→ Conectivos de adição e continuação
Os conectivos de adição e continuação são aqueles que expressam uma soma ou progressão de ideias que, em alguma medida, se concordam e se fortalecem.
Ele estudou muito. Além disso, fez todas as revisões possíveis.
O show foi espetacular e a organização, também, impecável.
No primeiro exemplo, a locução “Além disso” serve para indicar que a informação posterior (“fez todas as revisões possíveis.”) é uma soma que contribui com a afirmação anterior (“Ele estudou muito.”). No segundo exemplo, o conectivo “também” indica um acréscimo de elogios ao evento descrito.
→ Conectivos de dúvida
Os conectivos de dúvida são aqueles que indicam a incerteza ou a probabilidade da informação que está sendo compartilhada.
Provavelmente, estaremos na casa nova no mês que vem.
No exemplo acima, a palavra “Provavelmente” indica a mudança de casa como algo ainda incerto, embora com uma margem de probabilidade.
→ Conectivos de certeza ou ênfase
Os conectivos de certeza ou ênfase são aqueles que conferem uma confiança ou um destaque para a ideia que será compartilhada.
Com certeza, vamos conseguir atingir nossa meta este mês, pois todos estão comprometidos e trabalhando duro.
No exemplo acima, a locução “Com certeza” confere uma confiança sobre a afirmação de que “vamos conseguir atingir nossa meta este mês.”, indicando, dessa forma, uma certeza.
→ Conectivos de surpresa ou imprevisto
Os conectivos de surpresa ou imprevisto são aqueles que apontam para algo inesperado que surpreende ou espanta o sujeito.
Inopinadamente, a notícia foi divulgada, provocando reações desesperadas em todos os funcionários.
No exemplo acima, o conectivo “Inopinadamente” indica que a notícia divulgada foi inesperada e, por isso, justifica as reações desesperadas dos funcionários.
→ Conectivos de ilustração ou esclarecimento
Os conectivos de ilustração ou esclarecimento são aqueles que servem para indicar uma reformulação ou explicação sobre algo dito anteriormente, ampliando o entendimento da ideia.
Para garantir o futuro do planeta, precisamos investir na sustentabilidade, ou seja, na prática de utilizar os recursos naturais de forma responsável, sem comprometer as gerações futuras.
No exemplo acima, a locução “ou seja” serve para indicar uma reformulação, ou seja, um esclarecimento sobre o conceito de sustentabilidade, auxiliando o leitor no entendimento do conceito.
→ Conectivos de finalidade, propósito ou intenção
Os conectivos de finalidade, propósito ou intenção são aqueles que indicam que a informação posterior tem valor de objetivo, de meta a ser alcançada.
O projeto foi criado com a finalidade de ofertar à comunidade um espaço seguro e educativo para as crianças.
No exemplo acima, a locução “com a finalidade de” indica o objetivo ou a meta do projeto, nesse caso, garantir um espaço para as crianças da comunidade.
→ Conectivos de lugar, proximidade ou distância
Os conectivos de lugar, proximidade ou distância são aqueles que indicam uma relação espacial entre as informações, podendo apontar uma localização fixa ou um grau de aproximação ou distância entre duas ou mais coisas.
Vamos para aquela praça no centro, pois é onde acontece o evento.
No exemplo acima, o conectivo “aquela” indica uma posição espacial por meio do pronome demonstrativo que significa que a praça está distante de quem fala e de quem ouve. Da mesma forma, o pronome “onde” retoma a informação da praça e sinaliza a posição espacial.
→ Conectivos de conclusão e resumo
Os conectivos de conclusão e resumo são aqueles que indicam o encerramento e a síntese das ideias anteriores.
A equipe conseguiu atingir as metas estabelecidas, manteve a organização e a amistosidade no ambiente de trabalho durante todo o processo e conquistou reconhecimento significativo da comunidade. Em síntese, o projeto superou as expectativas.
No exemplo acima, o conectivo “Em síntese” sinaliza que a frase posterior “o projeto superou as expectativas” sintetiza todas as afirmações anteriores.
→ Conectivos de explicação, consequência e causa
Os conectivos de explicação, consequência e causa indicam a relação de motivação e de resultado que há entre as informações da frase.
O atraso aconteceu por causa de um engarrafamento.
Ele saiu cedo, uma vez que precisava resolver um problema.
No exemplo acima, os conectivos indicam uma relação de causa e efeito entre as informações. Na primeira frase, o conectivo “por causa de” indica que o engarrafamento foi o motivo do atraso. Na segunda frase, a locução “uma vez que” indica que a resolução do problema foi o que motivou o sujeito “Ele” a sair cedo.
→ Conectivos de oposição
Os conectivos de oposição são aqueles que expressam um contraste ou uma discordância entre duas informações apresentadas na frase ou parágrafo.
O filme era interessante, no entanto, muito longo.
No exemplo acima, o conectivo “no entanto” marca um contraste entre as duas informações. O filme foi avaliado positivamente como “interessante”, embora apresente um aspecto considerado negativo, ser “muito longo”. Nesse caso, o conectivo é quem evidencia a oposição entre o que é positivo e negativo na frase.
→ Conectivos de alternância
Os conectivos de alternância são aqueles que indicam uma troca regular entre duas ou mais coisas.
Ora cuidava do salão da festa, ora auxiliava na istração dos funcionários.
No exemplo acima, os conectivos “Ora … ora….” indicam uma regular troca de funções do sujeito, que alternava entre cuidar do salão e atuar na istração dos funcionários.
Tabela de conectivos

Conectivos para introdução da redação
Nas redações, o uso de conectivos é fundamental para estabelecer a coesão entre as ideias. O parágrafo de introdução é aquele que apresenta e contextualiza o tema do texto, sendo assim, costuma utilizar os conectivos que auxiliem na explicação do tema, contextualização do assunto e problematização do ponto de vista. Alguns conectivos pertinentes para a introdução são:
- Primeiramente
- De acordo com
- No contexto contemporâneo
- Em primeiro lugar
- Conforme
- Na contemporaneidade
Conectivos para desenvolvimento da redação
O uso de conectivos nos parágrafos de desenvolvimento é fundamental para ordenar os argumentos, demarcar prioridade ou ênfase em alguma ideia, indicar relações de causa e consequência para os problemas discutidos e aprofundar a tese defendida. Alguns conectivos pertinentes para o desenvolvimento são:
- Diante desse cenário
- Nesse sentido
- Nessa lógica
- Referente ao tema
- Ademais
- Além disso
- Em segunda análise
- Em segundo lugar
- Em primeiro lugar
- Por exemplo
- Da mesma forma
- Por outro lado
- Além disso
- Nessa mesma lógica
- Seguindo tal lógica
- Da mesma maneira
- Da mesma forma
- Adicionalmente
- Isto é
- Ou seja
- Ou melhor
- Quer dizer
- A saber
- Aliás
- Como se pode ver
- Por exemplo
- A exemplo de
- Quer isto dizer
Saiba mais: Dicas para começar uma redação
Conectivos para conclusão da redação
Para o parágrafo de conclusão, os conectivos mais importantes são aqueles que sinalizam a finalização e a síntese das ideias do texto, portanto, os termos conclusivos. Alguns conectivos pertinentes para a conclusão são:
- Portanto
- Assim
- Desse modo
- Em suma
- Logo
- Diante disso
- Em conclusão
- Dessa forma
- Dessa maneira
- Em síntese
→ Videoaula sobre conectivos para a redação do Enem
Exercícios resolvidos sobre conectivos para redação
1. Leia o texto a seguir:
Falou tanto que acabou cansando muito.
O conectivo destacado expressa:
A) Consequência
B) Comparação
C) Causa
D) Condição
Resposta: A
Comentário: A locução “tanto que” indica que “acabou cansando muito” é uma consequência de ter-se falado muito.
2. (Cetrede-2025- adaptada) Assinale a alternativa que apresenta um problema de coesão textual devido ao uso inadequado de conectivos.
A) O estudo demonstrou resultados promissores, contudo há desafios.
B) O relatório apresenta dados detalhados, além disso, sugere soluções.
C) A empresa expandiu seus negócios e aumentou sua lucratividade.
D) O projeto não foi finalizado, no entanto, ainda há ajustes pendentes.
E) O relatório não está pronto. Portanto, precisamos aguardar.
Resposta: D
Comentário: A alternativa D está incoerente, pois, se o projeto não foi finalizado, significa que ainda há pendências; portanto, o conectivo correto seria um conectivo explicativo, como “pois” — “O projeto não foi finalizado, pois ainda há ajustes pendentes”.
Fontes
BECHARA, Evanildo. Gramática fácil. 4.ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, s/d.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 5 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo [recurso eletrônico]. 7.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
