Energia Livre de Gibbs


Energia livre é a energia da qual o processo dispõe para realizar trabalho útil à temperatura e pressão constantes.


Visto que em um processo a energia nunca é totalmente convertida em trabalho, a fração de energia útil do sistema, isto é, que realiza o trabalho, é considerada a energia livre.

A grandeza da energia livre só é usada para calcular variações que ocorrem nos sistemas, e não para sistemas estáticos. Ela é simbolizada por ?G. É também denominada Energia Livre de Gibbs, pois foi proposta em 1878, pelo físico americano Josiah Willard Gibbs (1839-1903), com a finalidade de avaliar a espontaneidade do sistema.

Seu cálculo é dado pela expressão matemática abaixo, que é costumeiramente chamada de equação de Gibbs-Helmholtz:

?G = ?H – T. ?S

Os valores de ?G para cada processo podem indicar a maior ou menor espontaneidade de uma reação. Se o valor de ?G der negativo, significa que a energia livre do sistema reduziu, ou seja, realizou-se trabalho, sendo, portanto, um processo espontâneo. O contrário também é verdadeiro, se o valor de ?G for positivo, o processo não é espontâneo; e, se der igual a zero, significa que o sistema está em equilíbrio e não houve variação das substâncias envolvidas. Isso ocorre na ebulição normal da água, em que a temperatura permanece constante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A energia livre de Gibbs mostra a espontaneidade de um sistema.

A espontaneidade de uma reação envolve, portanto, o valor da entalpia (?H) e o da entropia (?S), que fornecerão o valor da energia livre (?G), já que a temperatura em kelvin é sempre positiva. Alguns exemplos de como essa espontaneidade é determinada são mostrados na tabela a seguir:

O cientista americano Gibbs e sua fórmula da Energia Livre para o cálculo da espontaneidade de uma reação.
O cientista americano Gibbs e sua fórmula da Energia Livre para o cálculo da espontaneidade de uma reação.
Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Videoaulas

Artigos Relacionados

Análise Gravimétrica
Análise química quantitativa que se baseia no cálculo da porcentagem das espécies envolvidas em uma reação.
Indicadores ácido-base
Aprenda sobre os indicadores ácido-base, sua função, sua forma de funcionamento e conheça os principais utilizados.
Número de oxidação (NOX)
Aprenda mais sobre o número de oxidação. Saiba quais elementos têm NOX fixo. Confira a forma de se calcular o NOX dos elementos .
Tipos de dispersões
Entenda o que são dispersões, como classificá-las de acordo com o tamanho das partículas dispersas e quais fatores diferenciam as soluções, as dispersões coloidais e as suspensões.