Zona do Euro

Zona do Euro é o nome dado à região econômica do continente europeu que reúne atualmente 20 países da União Europeia que adotaram o euro como a sua moeda oficial.

A Zona do Euro é uma região do continente europeu formada pelos países que adotam o euro como a sua moeda oficial. De todos os países que fazem parte da União Europeia, 20 deles integram a Zona do Euro e apenas 7 estão de fora dela. Essa é uma área criada em 1999 com o objetivo de coordenar as políticas econômicas e fiscais dos países que aram a usar a moeda única da União Europeia em seus territórios, facilitando trocas comerciais e investimentos e atuando de maneira a atingir metas em comum de desenvolvimento e de crescimento econômico.

Leia também: União Europeia — detalhes sobre o principal bloco econômico do mundo

Resumo sobre a Zona do Euro

  • A Zona do Euro é uma região da Europa formada por países da União Europeia que adotam o euro como a sua moeda oficial.
  • É composta atualmente por 20 países. O último a aderir foi a Croácia, em 2023.
  • Somente 7 países da União Europeia não fazem parte da Zona do Euro.
  • O objetivo da Zona do Euro é a coordenação das políticas econômicas e fiscais dos seus membros de maneira a alcançaram metas em comum de desenvolvimento e de crescimento.
  • Surgiu em conjunto com a criação do euro, que aconteceu no ano de 1999. A moeda somente começou a circular, entretanto, em 2002.

O que é a Zona do Euro?

Oficialmente chamada de Euro Área, a Zona do Euro é uma região geográfica e econômica formada por países da Europa que são membros da União Europeia e que adotam o euro (€) como a sua moeda nacional. Essa área faz parte da União Econômica e Monetária (UEM), que é responsável pela coordenação da política econômica, monetária e fiscal dos países que fazem parte da União Europeia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Países da Zona do Euro

A Zona do Euro é atualmente composta por 20 países da União Europeia, os quais estão dispostos na tabela a seguir. Destaca-se que, dos países listados, a Croácia foi o último a adotar o euro como a sua moeda oficial, o que aconteceu em 2023.

Países da Zona do Euro

Alemanha

Eslováquia

França

Lituânia

Áustria

Eslovênia

Grécia

Luxemburgo

Bélgica

Espanha

Irlanda

Malta

Chipre

Estônia

Itália

Países Baixos

Croácia

Finlândia

Letônia

Portugal

É importante ressaltar que existem outros países europeus que adotaram o euro a partir de acordos, embora não façam parte da União Europeia ou da Zona do Euro. São eles: Andorra, Mônaco, San Marino e o Vaticano.

Países que não fazem parte da Zona do Euro

São 7 os países que não aderiram ao euro como moeda oficial e, portanto, não fazem parte da Zona do Euro. No entanto, é necessário fazer uma distinção entre o grupo daqueles que farão a adesão à moeda europeia no futuro e a Dinamarca.

A Dinamarca é membro da União Europeia e, quando da do Tratado de Maastricht em 1992, o país negociou uma cláusula de autoexclusão para não aderir à moeda única que havia sido recém-criada, mantendo a coroa dinamarquesa como a sua moeda oficial.

Os países da União Europeia que não fazem parte da Zona do Euro mas que podem vir a integrá-la, uma vez que todas as condições necessárias sejam atendidas e haja o interesse, são:

  • Bulgária;
  • Chéquia;
  • Hungria;
  • Polônia;
  • Romênia;
  • Suécia.

Mapa da Zona do Euro

Mapa da Zona do Euro.

Objetivos da Zona do Euro

A Zona do Euro foi criada a partir do surgimento do euro como a moeda única dos membros da União Europeia, ou da maioria deles. O principal objetivo dessa região é o de coordenar as políticas econômicas e orçamentárias dos países que a integram de maneira a alcançar pontos em comum, como o seu crescimento econômico, a estabilidade monetária de suas respectivas economias nacionais e a ampliação do emprego. Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidos mecanismos internos, como o Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Nota-se, ainda, que uma moeda em comum facilita as trocas comerciais entre os países europeus, fomentando as exportações e importações e também os investimentos estrangeiros dentro do próprio continente.

e também: O que é a Zona Franca de Manaus?

História da Zona do Euro

A criação de uma união monetária entre os países europeus é uma ideia que precede a oficialização da União Europeia, e discussões a esse respeito já vinham sendo realizadas desde o estabelecimento da Comunidade Econômica Europeia (CEE). Entretanto, esse período foi marcado pelas consequências econômicas trazidas pela Segunda Guerra Mundial, além de uma tensão constante que se instalou pela Guerra Fria e pela polarização do mundo em dois centros de influência política e econômica. Flutuações no câmbio prejudicaram enormemente o comércio na região, e as tentativas de estabilização à época não obtiveram sucesso até o final da década de 1970.

No ano de 1979, ano em que se instalou a primeira crise do petróleo que afetou mercados em todo o mundo, os países da CEE lançaram o Sistema Monetário Europeu (SME). O principal objetivo desse sistema foi justamente o reequilíbrio da taxa de câmbio por meio da cooperação política entre os bancos centrais dos países-membros.

O SME foi considerado um mecanismo pioneiro de coordenação das políticas monetárias dos países europeus e obteve resultados positivos, o que impactou diretamente na implementação de uma união monetária no continente. A maneira como esse processo deveria acontecer, e as suas etapas de implantação, foram descritas através do Relatório Delors, que previa toda uma década (1990-1999) para que esse projeto fosse devidamente trabalhado e finalizado. Nesse ínterim, foi oficializada a criação da União Europeia em 1992, por meio da do Tratado de Maastricht.

Esse tratado previa tanto a criação da união monetária quanto a abertura de um banco central, o Banco Central Europeu (BCE), que tem como um de seus principais objetivos a gestão da moeda oficial da União Europeia e das políticas econômicas e monetárias a serem implementadas pelo bloco aos seus países-membros. A moeda da UE foi oficialmente lançada em 1º de janeiro de 1999: o euro. Sua adoção efetiva por parte de países da UE aconteceu, entretanto, somente no ano de 2002, quando ou a circular pela Europa.

À época, 12 países fizeram a adesão ao euro, dentre os quais estavam Alemanha, França e Portugal. Com o ar no tempo, novos países da União Europeia ingressaram nessa que ou a ser conhecida como a Zona do Euro, uma região econômica formada por países que tinham essa moeda em comum. Vale pontuar que, de acordo com o BCE, agora todos os países da União Europeia, exceto a Dinamarca, devem obrigatoriamente adotar o euro e ingressar na Zona do Euro. Para tal, entretanto, é preciso cumprir determinados critérios, como estabilidade de preços e estabilidade de taxas de câmbio.

Atualmente, a Zona do Euro é formada por 20 países, os quais reúnem aproximadamente 350 milhões de habitantes que fazem o uso diário dessa moeda. Considera-se o euro a segunda moeda mais importante do mundo, ficando atrás somente do dólar estadunidense.

Exercícios resolvidos sobre Zona do Euro

Questão 1

Leia atentamente as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve corretamente um aspecto da Zona do Euro:

A) É uma região geográfica formada pelos países da Europa.

B) Todos os países da União Europeia fazem parte da Zona do Euro.

C) Integram essa região os países da União Europeia que adotam o euro como moeda.

D) Essa região tem como objetivo a homogenização das políticas econômica de seus integrantes.

E) Sua criação se deu antes do surgimento da União Europeia, tendo nascido após a Segunda Guerra Mundial.

Resolução:

Alternativa C.

Criada em 1991, a Zona do Euro é formada por países da União Europeia que adotam uma moeda em comum: o euro. Isso significa que nem todos os países europeus fazem parte dessa região.

Questão 2

A Zona do Euro é formada atualmente por 20 países. Qual das alternativas a seguir apresenta dois países que são membros da União Europeia, mas não fazem parte da Zona do Euro?

A) Suécia e Suíça.

B) Reino Unido e Polônia.

C) Irlanda e Reino Unido.

D) Polônia e Suécia.

E) Croácia e Áustria.

Resolução:

Alternativa D.

A Polônia e a Suécia são membros da União Europeia, mas não tem o euro como moeda. A Suíça não é membro da União Europeia, e o Reino Unido deixou o bloco oficialmente em 2021.

Fontes

EUROPEAN CENTRAL BANK. ing the euro area. European Central Bank, [s.d.]. Disponível em: https://www.ecb.europa.eu/euro/changeover/html/index.en.html.

EUROPEAN COMISSION. Convergence criteria for ing. European Comission, [s.d.]. Disponível em: https://economy-finance.ec.europa.eu/euro/enlargement-euro-area/convergence-criteria-ing_en?prefLang=pt.

EUROPEAN COMISSION. What is the euro area? European Comission, [s.d.]. Disponível em: https://commission.europa.eu/index_en.

EUROPEAN UNION. The Euro: History and purpose. European Union, [s.d.]. Disponível em: https://european-union.europa.eu/institutions-law-budget/euro/history-and-purpose_en.

EUROPEAN UNION. The Euro: Countries using the euro. European Union, [s.d.]. Disponível em: https://european-union.europa.eu/institutions-law-budget/euro/countries-using-euro_en.

Localização dos países que participam da Zona do Euro.
A Zona do Euro é a região da Europa formada por países da União Europeia que adotam o euro como a sua moeda oficial.
Publicado por Paloma Guitarrara

Videoaulas

Artigos Relacionados

A Europa
Clique aqui e conheça as principais características da Europa!
Consumo sustentável
Uma proposta de mudança nos hábitos de consumo.
Etapas de Formação da União Europeia
Um resumo com os principais acontecimentos que desencadearam a formação da União Europeia.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Instituições da União Européia
Instituições da União Européia, Quais são as principais instituições da União Européia, A União Européia como modelo de formação de outros blocos, Em quais seguimentos as Instituições da União Européia atuam.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.