Junho Vermelho
O Junho Vermelho é uma campanha nacional que foi criada em 2015 buscando incentivar a população a doar sangue, reforçando a importância desse ato de solidariedade para garantir que vidas sejam salvas. A campanha é realizada por órgãos federais, organizações privadas e organizações não governamentais.
Essa campanha acontece em junho porque esse mês é marcado por uma data: o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A campanha busca incentivar a doação, difundir informações importantes e combater desinformações. Também orienta quais os requisitos básicos para doação de sangue.
Leia também: Setembro Verde — campanha que tem como um de seus objetivos o incentivo à doação de órgãos
Resumo sobre o Junho Vermelho
-
O Junho Vermelho é uma campanha nacional para incentivar a doação de sangue.
-
Também busca orientar a população a respeito da importância desse ato.
-
Foi estabelecido em 2015 pelo Movimento Eu Dou Sangue.
-
Sua celebração em junho ocorre também pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
O que é o Junho Vermelho?
O Junho Vermelho é uma campanha de incentivo e conscientização que busca mobilizar a população a se engajar na doação de sangue. A campanha foi criada com o intuito de incentivar esse ato de solidariedade, responsável por salvar milhares de vidas todos os anos em nosso país. A campanha é desenvolvida em todo o território nacional.
Essa campanha é engajada tanto pelo Governo Federal, que promove campanhas publicitárias e informativos para incentivar a população a respeito da doação de sangue, como pelas secretárias de saúde estaduais e municipais e também por hospitais privados e organizações não governamentais.
O objetivo dessa campanha é promover uma grande mobilização para transmitir informação às pessoas a respeito desse ato de amor, além de servir como momento para combater desinformações e receios e para fornecer informações de locais aos quais a população pode ser dirigir para realizar a doação de sangue.
Atualmente, o número de doadores de sangue no Brasil representa cerca de 1,4% da população de nosso país, um número considerado satisfatório pela Organização Mundial da Saúde, mas o objetivo da campanha é garantir o aumento desse índice.
Criação do Junho Vermelho
O Junho Vermelho é uma campanha que foi criada pelo Movimento Dou Sangue, criado em 2011 para atuar no incentivo à doação de sangue. Esse movimento acabou dando origem, em 2015, à campanha do Junho Vermelho, com foco no incentivo à solidariedade pela doação de sangue e que também busca conscientizar sobre a importância desse ato que garante que vidas sejam salvas.
A escolha do mês de junho foi proposital, uma vez que esse mês celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde e é celebrada em 14 de junho. Muitos também atribuem a escolha de junho ao fato de que esse mês está no inverno, momento que as doações tendem a diminuir normalmente.
Importância do Junho Vermelho
O Junho Vermelho é uma campanha que busca incentivar as pessoas a doarem sangue, auxiliando os estoques dos hemocentros espalhados pelo país. A doação de sangue é fundamental para salvar vidas, sendo utilizada em procedimentos cirúrgicos, no tratamento de pessoas que sofreram acidentes e perderam sangue, em pacientes que sofrem de doenças crônicas que necessitem de transfusão etc.
A campanha do Junho Vermelho serve para convencer pessoas que têm vontade de doar sangue, mas têm algum receio, a superarem seu medo e irem realizar esse ato de solidariedade para salvar vidas humanas. Além disso, a campanha atua para combater desinformações que podem existir a respeito da doação de sangue.
O Junho Vermelho informa a população a respeito dos locais onde pode ser feita a doação de sangue e sobre os direitos que o trabalhador tem sobre essa ação, além das informações básicas sobre quem pode doar sangue.
Quem pode doar sangue?
Tão importante quanto doar sangue é saber quem pode e quem não pode doar sangue. Os critérios básicos para a doação de sangue são os seguintes:
-
Ter entre 16 e 69 anos (os menores de 18 anos só podem doar sangue com autorização do responsável legal);
-
Pessoas com 60 e 69 anos de idade só podem doar sangue se já tiverem doado uma vez antes dos 60 anos;
-
Ter, pelo menos, 50 kg;
-
Ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas;
-
Estar bem alimentado (não podem ser consumidos alimentos gordurosos nas três horas antes da doação);
-
Ter documento oficial com foto.
Além disso, há também alguns cenários que impedem temporariamente uma pessoa de doar sangue, sendo importante sabê-los:
-
Pessoas com gripe ou alguma doença infecciosa;
-
Pessoas que visitaram a região Norte (por conta do risco de malária);
-
Pessoas que consumiram bebidas alcoólicas;
-
Pessoas com tatuagem ou piercing;
-
Pessoas que realizaram endoscopia etc.
e também: Doação de sangue — mais detalhes sobre a prática
Frases para o Junho Vermelho
-
Junho Vermelho: doe sangue, doe vida.
-
Junho Vermelho: um pequeno gesto, uma grande diferença.
-
A doação de sangue une pessoas em um propósito comum: salvar vidas.
-
O mundo precisa de mais doadores. Faça parte do Junho Vermelho!
-
No Junho Vermelho, seja o tipo certo para salvar vidas: doador!
-
Junho Vermelho: sua doação é o milagre que alguém espera.
Fontes
REDAÇÃO. Junho Vermelho: Doe Sangue, Doe Vida, Doe Sempre. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-centro-oeste/hu-ufgd/comunicacao/noticias/junho-vermelho-doar-de-sangue-e-um-ato-simples-que-pode-salvar-vidas.
REDAÇÃO. Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Not%C3%Adcia/junho-vermelho-mes-de-conscientizacao-para-a-doacao-de-sangue.
