Gilberto Gil

Gilberto Gil é um cantor e compositor baiano considerado um dos principais nomes da música brasileira.

Gilberto Gil é um dos cantores e compositores mais famosos do Brasil. Nascido em Salvador, na Bahia, ele tem um estilo musical que mescla MPB, música nordestina, rock e reggae.

Junto do cantor Caetano Veloso, Gil criou o tropicalismo, um movimento musical que vigorou no final da década de 1960 e que tinha como objetivo modernizar o cenário cultural brasileiro.

O artista também atuou na política do Brasil. Foi ministro da cultura entre os anos 2003 e 2008 e criou diversas políticas públicas ligadas a temas como diversidade cultural.

Gil é ainda escritor, tendo lançado vários livros. Em 2021, foi agraciado com a cadeira número 20 na Academia Brasileira de Letras.

Leia também: Ney Matogrosso — a biografia e a carreira de outro famoso cantor brasileiro

Resumo sobre Gilberto Gil

  • Gilberto Gil é um dos principais cantores e compositores do Brasil.

  • Nasceu em Salvador, na Bahia, em 1942.

  • Graduou-se no curso de istração de Empresas, pela Universidade da Bahia, mas não seguiu com a carreira para se dedicar à música.

  • Lançou seu primeiro compacto em 1963 e seu primeiro LP em 1967.

  • Criou o movimento musical tropicalismo junto do amigo e conterrâneo Caetano Veloso.

  • Lançou mais de 60 discos, de estúdio e ao vivo.

  • Foi ministro da cultura de 2003 a 2008.

  • É membro da Academia Brasileira de Letras.

  • Foi casado quatro vezes e tem oito filhos.

  • Faz turnês nacionais e internacionais até hoje.

Biografia de Gilberto Gil

Nascimento de Gilberto Gil

Gilberto os Gil Moreira nasceu no dia 26 de junho de 1942, em Salvador, capital da Bahia. O artista, primeiro filho do médico José Gil Moreira e da professora Claudina os Gil Moreira, tem apenas uma irmã: Gildina.

Com 20 dias de nascimento, Gil e sua família voltaram a morar no município de Itauçu, no interior da Bahia. Foi nessa cidade onde o artista viveu até os oito anos.

Em Itauçu, a avó do artista ensinou, ao então garoto, conteúdos que correspondem ao ensino infantil. Foi ainda na infância que Gil começou a se encantar pela música ao assistir apresentações de artistas locais, como sanfoneiros, e a ouvir música no rádio.

Inspirado em Luiz Gonzaga, conhecido como rei do baião, Gil começou a ter aulas de acordeon em 1952, aos 10 anos. Ainda nessa época, ou a ouvir vários cantores, especialmente nordestinos, tais como Dorival Caymmi e João Gilberto, um dos fundadores da bossa nova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Juventude de Gilberto Gil

Gilberto Gil em sua juventude.
Gilberto Gil em sua juventude.[2]

Na década de 1950, Gilberto Gil e sua irmã se mudaram para Salvador para estudar os ensinos fundamental e médio. Na adolescência, ele entrou para o grupo Os Desafinados, que se apresentava em festas em Salvador.

No mesmo período, Gil começou a tocar violão e guitarra. Também ou a escrever poesias, realizar composições, tocar em jingles (músicas de propagandas) e a trabalhar em um programa de televisão.

Em 1962, Gilberto Gil realizou a sua primeira gravação cantando uma marcha carnavalesca chamada “Coça, coça, Lacerdinha”. A canção fez parte de um compacto feito para a Petrobrás.

Em 1964, o artista se formou no curso de istração de Empresas pela Universidade da Bahia. Foi nesse local onde conheceu o estudante de Filosofia Caetano Veloso, seu futuro parceiro musical.

No ano seguinte, Gil mudou-se para São Paulo para atuar como trainee na empresa Gessy Lever. No entanto, em 1966, abandonou o emprego para se dedicar apenas à música.

Casamento de Gilberto Gil

Gilberto Gil e Flora Gil, com quem é casado desde 1980.
Gilberto Gil e Flora Gil, com quem é casado desde 1980. (Créditos: Alô Alô Bahia / Instagram @gilbertogil | Reprodução)

Gilberto Gil casou-se quatro vezes. O primeiro casamento foi em 1965 com a professora de literatura Belina de Aguiar, com quem teve seus primeiros filhos. De 1967 a 1968, o baiano foi casado com a também cantora Nana Caymmi, filha de Dorival Caymmi. Ambos não tiveram filhos.

A terceira esposa de Gil foi Sandra Gadelha, a mãe da cantora Preta Gil. O casal esteve junto por mais de 10 anos. Desde 1980, o artista é casado com Flora Gil, que também é sua empresária.

Filhos de Gilberto Gil

Gilberto Gil tem oito filhos. Nara e Marília, fruto do casamento com Belina, são as duas filhas mais velhas. Depois, vieram Preta e Maria, da união com Sandra. O cantor também teve outro filho com ela: Pedro, que morreu aos 20 anos em um acidente de carro. Com a atual esposa, Flora, Gil tem mais três filhos: Bem, Bela e José.

O cantor baiano tem ainda 12 netos e uma bisneta.

Exílio de Gilberto Gil

O exílio de Gilberto Gil começou em julho de 1969 após a realização de um show de despedida no Teatro Castro Alves. Esse exílio foi provocado pela Ditadura Militar que ocorria no Brasil desde 1964. O baiano morou no bairro de Chelsea, na cidade de Londres.

Durante seu exílio, Gilberto Gil conheceu artistas de outras partes do mundo, ampliando seu conhecimento musical. Teve influência da banda The Beatles e do guitarrista Jimi Hendrix.

Quando voltou ao Brasil, em 1972, o cantor retomou a sua carreira musical, mesclando, ao ritmo lançado no tropicalismo, inspirações esotéricas e poéticas e música regional nordestina.

Carreira musical de Gilberto Gil

Gilberto Gil sorrindo em uma performance musical.
Gilberto Gil tem mais de 60 anos de carreira musical.[3]

Gilberto Gil começou a sua carreira musical de forma profissional aos 21 anos, em 1963, quando gravou e lançou seu primeiro compacto, chamado Gilberto Gil: sua música, sua interpretação. O álbum conta com quatro músicas: “Serenata de teleco-teco”, “Maria Tristeza”, “Vontade de amar” e “Meu luar, minhas canções”.

O primeiro Long Play (LP) ou disco de vinil de Gil foi lançado em 1967. Chamado Louvação, o álbum tem músicas como “Ensaio geral”, “Procissão”, “Roda” e “Viramundo”. Nesse álbum, o cantor já começou a inserir nas suas canções ritmos musicais que marcariam seu estilo, tais como baião, samba e marchinhas de carnaval. O também compositor Gilberto Gil escreveu a música “Ensaio geral”, que foi interpretada pela cantora Elisa Regina no 2º Festival da Record, em 1966.

Gilberto Gil participou do Festival de Música Popular Brasileira em 1967, em São Paulo. Ele cantou a música “Domingo no parque”, junto do grupo de rock Os Mutantes. Durante a apresentação, Gil tocou vários solos com sua guitarra elétrica, em uma época em que a Ditadura Militar cogitava banir o instrumento. A canção levou o prêmio de segundo lugar.

Gilberto Gil e o tropicalismo

Gilberto Gil e Caetano Veloso são considerados os fundadores do tropicalismo, movimento musical brasileiro que surgiu em 1967, causando influência na Música Popular Brasileira (MPB). Esse movimento, que mesclava ritmos como pop internacional, rock e psicodelia, queria tornar a MPB um som mais universal. Além de movimento musical, também foi considerado um fenômeno entre os jovens da época, que aram a ter mais atitude e a se preocuparem mais com a imagem.

Caetano e Gil fizeram parte do disco que define o tropicalismo: Tropicalia ou panis et circencis. O álbum também contou com a participação de outros músicos, como Gal Costa, Os Mutantes, Torquato Neto, Tom Zé, Nara Leão e Rogério Duprat.

O Regime Militar, vigente à época no Brasil, considerava que o tropicalismo deveria ser reprimido por ser nocivo e libertário para a sociedade. Sendo assim, o movimento musical encerrou-se no final da década de 1960.

Para saber mais sobre o tropicalismo, clique aqui.

Estilo musical de Gilberto Gil

Gilberto Gil se apresentando em um show na Eslovênia.
O estilo musical de Gilberto Gil incorpora diversos ritmos.[4]

Gilberto Gil tem um estilo musical que incorpora ritmos característicos do Brasil, como bossa nova e samba, e do Nordeste, como forró, frevo e baião.

Além de cantor e compositor, Gil é guitarrista, e adota também um estilo dançante e melódico, no qual se sobressaem traços de rock, reggae e funk. O cantor apresenta ainda o afoxé, um ritmo típico do seu estado, a Bahia.

e também: Rita Lee — um dos grandes nomes do rock nacional

Discografia de Gilberto Gil

Ao longo de mais de 60 anos de carreira, Gilberto Gil lançou mais de 50 discos, gravados em estúdio ou ao vivo, de forma individual ou acompanhado por outros artistas. Confira abaixo 10 discos de Gilberto Gil:

  • Gilberto Gil: sua música, sua interpretação: 1963

  • Louvação: 1967

  • Cérebro eletrônico: 1969

  • Expresso 2222: 1972

  • Cidade de Salvador: 1974

  • Trilogia Refazenda (1975), Refavela (1977) e Realce (1979)

  • Parabolicamará: 1992

  • Eu, tu, eles: 2000

  • OK. OK. OK: 2018

Carreira política de Gilberto Gil

Gilberto Gil atuando como ministro da cultura em conferência realizada em Berlim em 2007.
Gilberto Gil foi ministro da cultura entre 2003 e 2008.[5]

Gilberto Gil atuou na carreira política como ministro da cultura, ocupando o cargo de 2003 a 2008. O artista implementou diversas políticas públicas relacionadas à cultura, tais como cultura e desenvolvimento, diversidade cultural, direitos autorais etc. O baiano foi ainda embaixador da agricultura e alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Prêmios e homenagens a Gilberto Gil

Gilberto Gil recebendo o 26° Prêmio da Música Brasileira em 2015.
Gilberto Gil já recebeu diversos prêmios e homenagens.[6]

Em sua carreira como músico, escritor, produtor, político e mais, Gilberto Gil já foi agraciado com diversos prêmios. Veja abaixo os principais:

  • Grammy de Melhor Álbum de World Music Contemporânea por Eletracústico (1998)

  • Artista da Paz pela Unesco: 1999

  • Grammy Latino de Raízes Brasileiras/Álbum Regional pelas canções de Eu, tu, eles (2001)

  • Grammy Latino de Melhor Cantor Brasileiro/Álbum Regional por São João vivo (2002)

  • Grammy de Melhor Álbum de World Music por Quanta live (2005)

  • Polar Music Prize, da Suécia: 2005

  • Doutor honoris causa pela Universidade de Berklee, dos Estados Unidos: 2021

  • Membro da cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL): 2021

Gilberto Gil na atualidade

Gilberto Gil fazendo show da turnê “Aquele Abraço Tour”.
Gilberto Gil segue fazendo shows. (Créditos: Geovane Peixoto / Instagram @gilbertogil | Reprodução)

Com 82 anos, Gilberto Gil ainda faz shows no Brasil e no exterior, dos quais também participam seu filho Bem.

O artista mora região do Corredor da Vitória, em Salvador, na Bahia, com sua esposa Flora Gil. Gosta de fazer ioga e alongamentos. Também aprecia futebol e é torcedor do time Santa Cruz, no Brasil, e do Chelsea, da Inglaterra.

Créditos de imagem

[1] Delmiro Junior / Shutterstock

[2] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] smith_pat83 / Wikimedia Commons (reprodução)

[4] Benjamin Kralj / Shutterstock

[5] 360b/ Shutterstock

[6] Raphael Mesquita / 26° Prêmio da Música Brasileira / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CNN Brasil. Família Gil: conheça todos os filhos e netos do cantor, que faz 82 anos. Disponível em https://mundoeducacao-uol-br.noticiasgoianmundoeducacao-uol-br.noticiasgoianas.com/entretenimento/familia-gil-conheca-todos-os-filhos-e-netos-do-cantor-que-faz-82-anos/.

COELHO, Renato. Gilberto Gil, 81 anos: um dos grandes nomes da MPB se mantém influente e é destaque até nos streamings de música. https://jornal.unesp.br/2023/06/30/gilberto-gil-81-anos-um-dos-grandes-nomes-da-mpb-se-mantem-influente-e-e-destaque-ate-nos-streamings-de-musica/

GEGE. Gilberto Gil. Disponível em: https://gege.com.br/cases/gilberto-gil/.

MEMÓRIAS DA DITADURA. Gilberto Gil. Disponível em: https://memoriasdaditadura.org.br/cultura/gilberto-gil/.  

Gilberto Gil, um dos grandes nomes da música brasileira, fazendo show.
Gilberto Gil é um dos grandes nomes da música brasileira.[1]
Publicado por Silvia Tancredi

Videoaulas

Artigos Relacionados

Bob Marley
Clique aqui para conhecer mais sobre a vida de Bob Marley. Veja detalhes da carreira musical de um dos maiores cantores de reggae da história.
Madonna
Conheça a biografia de Madonna. Saiba como começou sua carreira. Veja suas principais músicas e discos. Saiba como foi o show de Madonna no Brasil.
Marilyn Monroe
Clique aqui e saiba detalhes sobre a trajetória da atriz Marilyn Monroe. Saiba sobre sua vida e sobre sua carreira profissional, e conheça seu legado.
Ney Matogrosso
e o texto para conhecer detalhes da vida de Ney Matogrosso. Veja as origens, a carreira musical e a discografia desse cantor brasileiro.
Rita Lee
e o texto e clique no link para saber detalhes da vida de Rita Lee. Conheça suas origens, veja destaques de sua carreira musical e vida privada.
Tropicalismo
Conheça o tropicalismo, um dos principais movimentos artísticos do Brasil. Entenda as principais transformações socioculturais da segunda metade do século XX.