Tipos de baterias

As baterias estão em todos os lugares: telefones celulares, laptops , MP3 players, carros, computadores, etc. Uma bateria é composta por produtos químicos que produzem elétrons, as reações químicas provenientes deste processo são chamadas de reações eletroquímicas.
Conheça agora alguns tipos de bateria:

Bateria de Níquel-cádmio


Esse tipo de bateria é empregado em diversos aparelhos, entre eles telefone celular e filmadora. Possui a vantagem de ser recarregável por milhares de vezes, o grande problema da bateria de níquel-cádmio é que ela tem uma alta propensão a vazar, o que pode até mesmo corroer a placa-mãe.

Bateria de chumbo

A fabricação dessa bateria é antiga, vem desde o ano de 1915. As baterias de chumbo são baterias duráveis e justamente por isso, escolhidas para o uso em carros. A composição desse tipo de bateria consiste em uma corrosiva solução aquosa de ácido sulfúrico, com d = 1,28 g/cm3 e 38 % em massa de H2SO4.


Bateria selada

Sabe-se que nos carros as baterias são recarregadas pelo uso de um alternador, só que isso pode acarretar em alguns problemas técnicos, por exemplo, a água da solução de bateria a por uma decomposição. Para evitar, ou-se a adicionar 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo, o que reduz a secagem da água.

Foi a partir daí que surgiram as baterias seladas, elas não necessitam da adição de água durante sua vida útil.

É para essa e outras descobertas que a Eletroquímica existe, essa ciência permite a construção de baterias cada vez mais duráveis e o melhor, com baixa manutenção.

As baterias de chumbo são usadas em automóveis.
As baterias de chumbo são usadas em automóveis.
Publicado por Líria Alves de Souza
Banco de Redações
Elementos da narrativa: espaço
Já reparou onde se am as histórias? O espaço é um elemento que ajuda o leitor a se ambientar nas narrativas. Tal elemento pode ser construído de formas variadas, ricas, dependendo da intenção do autor. Na aula de hoje, vamos nos aprofundar um pouquinho sobre a ambientação nos textos narrativos.