Sal light

No sal light o teor de sódio é menor do que no sal de cozinha normal, por isso, geralmente é indicado para pessoas com hipertensão.

Sal light é chamado assim porque contém baixo teor de Sódio. O tempero com essas características é composto por 50 % de cloreto de sódio (NaCl) e 50 % de cloreto de potássio (KCl), ou seja, uma porção de Sódio foi substituída por Potássio.

Mas por que ele é considerado mais saudável? A resposta cabe aos hipertensos. Pacientes com pressão alta precisam aderir esta forma de sal de cozinha em suas dietas alimentares, pois ele tem um baixo teor de sódio. O sódio faz com que a pressão se eleve em pessoas hipertensas.


Mas se você não é hipertenso e pretende manter uma dieta saudável, acompanhe os benefícios do Sal light:

Sabor mais suave - deixa os alimentos temperados com sal com o gosto menos acentuado.

Auxilia no bem estar físico - a ação dois sais se diferem no organismo: o Cloreto de Sódio se mantém por mais tempo dentro de nosso corpo, o que nos faz consumir mais água. Já o cloreto de potássio fica menos tempo no organismo, diminuindo a retenção de água. O acúmulo de água no organismo causa os inchaços, como evitar? A troca do sal comum pelo sal light é um bom começo, pois a proporção de sódio é menor neste último.

ALERTAS:

- o sal light deve ser consumido com orientação médica ou de uma nutricionista.
- a proporção usada deve ser a mesma tanto para o sal light como para o comum (no máximo 6 gramas diárias): é um erro achar que o light pode ser usado em dobro.
- é uma perda de tempo consumir sal light no almoço e no jantar e continuar a comer azeitonas, embutidos, enlatados, temperos prontos, enfim, alimentos que aumentam o nível de sódio no organismo.

Veja mais!

Obtenção de sais

Troque seu sal comum pelo light.
Troque seu sal comum pelo light.
Publicado por Líria Alves de Souza
Geografia
Pontos extremos do Brasil
Assista à videoaula e descubra o que é um ponto extremo no território. Saiba quais são os pontos extremos do Brasil e conheça suas particularidades.