Macroelementos e microelementos
Os macroelementos e microelementos são essenciais para a manutenção da vida, no entanto os macroelementos devem ser absorvidos em maior quantidade do que os microelementos.
Os macroelementos são aqueles essenciais para a vida, ou seja, precisam estar em quantidades satisfatórias em nosso corpo para termos uma vida saudável. Sódio (Na), Potássio (K), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Fósforo (P), Enxofre (S), Cloro (Cl), todos eles são considerados macroelementos.
Microelementos também são importantes para a manutenção da vida, só que em quantidade menores. Também conhecidos como elementos-traço, são considerados tão essenciais como as vitaminas. Entre eles podemos citar: Selênio (Se), Cobre (Cu), Zinco (Zn), Flúor (F), Manganês (Mn).
Se for comparada a necessidade corpórea de cada uma dessas classes podemos dizer: os macroelementos são aqueles cuja necessidade diária na alimentação é superior a 100 mg, e elementos traço aqueles que a quantidade diária necessária para o organismo é inferior a 100 mg.
Veja mais!
Minerais no organismo – quais alimentos contêm macro e microelementos?
Elementos naturais e sintéticos

Publicado por Líria Alves de Souza
Artigos Relacionados
Química
Ligações de hidrogênio I Forças intermoleculares
Assista a esta videoaula e saiba mais sobre as ligações de hidrogênio e as forças intermoleculares. e nosso canal e aprenda mais sobre Química.