Emissão pósitron

Pósitron: o elétron com carga positiva. É estranho pensar nessa definição, uma vez que o normal é elétrons com carga negativa. Mas neste caso as partículas são produzidas artificialmente.

A formação de um pósitron acontece quando um próton no núcleo decai dentro de um nêutron e um elétron é carregado positivamente. O pósitron é, então, emitido do núcleo.

O elemento Potássio (K) possui um isótopo emissor de pósitrons, o K-40.


Repare que um dos produtos da reação é um pósitron e que sua carga é positiva. O outro produto corresponde a um isótopo do elemento Argônio (Ar-40).

Já ouviu falar no termo antimatéria? O pósitron é um pedaço minúsculo de antimatéria. Se ele colidir com um elétron, as duas partículas serão destruídas e ocorrerá uma liberação de energia.


Equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET)
Equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET)
Publicado por Líria Alves de Souza
Biologia
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson ficou muito conhecida e relacionada aos tremores involuntários das mãos e à dificuldade em realizar alguns movimentos, mas o tremor das mãos nem sempre está relacionado à doença. Atualmente, a doença não tem causa conhecida. A degeneração de células nervosas específicas abaixa os níveis de dopamina, causando o conjunto de sintomas que conhecemos como doença de Parkinson ou mal de Parkinson.