Luto

Diante da morte de um ente querido, os adultos por desconhecerem o psiquismo infantil, não favorecem o entendimento e o processo de luto diante da perda, pois a morte ainda é um tabu para a nossa sociedade e na maioria das vezes os adultos não conseguem aceitar a idéia da morte.

A criança tem condições de construir o conceito de morte à medida que ocorre o desenvolvimento cognitivo. A forma como as crianças reagem ante a morte de um de seus progenitores depende da criação que receberam antes da perda. Pais que expam os filhos a situações de perdas significativas favorecem maiores recursos internos para que a criança lide com essa situação.

A forma como é comunicada a morte para a criança também é algo importante para o processo de elaboração de luto, é necessário evitar expressões como: "descansou", que leva a criança a fantasiar a volta da pessoa.

As crianças podem ser mais feridas pela negação da morte, por parte dos adultos, do que pela exposição à experiência da perda, uma vez que esta negação pode bloquear o processo de luto.
As crianças podem ser mais feridas pela negação da morte.
As crianças podem ser mais feridas pela negação da morte.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas
Biologia
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson ficou muito conhecida e relacionada aos tremores involuntários das mãos e à dificuldade em realizar alguns movimentos, mas o tremor das mãos nem sempre está relacionado à doença. Atualmente, a doença não tem causa conhecida. A degeneração de células nervosas específicas abaixa os níveis de dopamina, causando o conjunto de sintomas que conhecemos como doença de Parkinson ou mal de Parkinson.