Biometria

A biometria é uma tecnologia que utiliza características humanas para identificar pessoas. Tais características podem ser biológicas ou comportamentais, pode utilizar impressão digital, íris, retina, voz, mão e o rosto que, por fazerem parte do organismo humano e apresentarem características distintas, não podem ser copiadas e violadas. Do ponto de vista da segurança, o o biométrico é dificilmente fraudado por causa das fontes orgânicas que utiliza.

Essa tecnologia visa substituir senhas e outras modalidades empregadas para dar o às áreas restritas de organizações tanto físicas quanto virtuais. O o a tais áreas é feito a partir da apresentação da característica definida. Após a apresentação, o sistema compara a característica com a registrada em seu banco de dados e se apresentar igualdade o o é liberado.

A característica mais utilizada na atualidade é a impressão digital, pois além de ser extremamente confiável o custo de investimento é baixo. A biometria busca nos sulcos da pele dos dedos e das palmas das mãos suas terminações e divisões que se apresentam de forma diferente em cada pessoa.

Os componentes para o processo biométrico são: captura que consiste na coleta da característica humana a ser armazenada, extração que consiste na remoção de informações de tal característica e comparação que consiste em confrontar a característica armazenada no banco de dados à característica apresentada.

Identificação biométrica pela íris
Identificação biométrica pela íris
Publicado por Gabriela Cabral
Biologia
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson ficou muito conhecida e relacionada aos tremores involuntários das mãos e à dificuldade em realizar alguns movimentos, mas o tremor das mãos nem sempre está relacionado à doença. Atualmente, a doença não tem causa conhecida. A degeneração de células nervosas específicas abaixa os níveis de dopamina, causando o conjunto de sintomas que conhecemos como doença de Parkinson ou mal de Parkinson.