A metafonia – Uma ocorrência ligada à oralidade

Quando nos referimos à questão da linguagem, defrontamos com algo magnífico, dinâmico e, muitas vezes, complexo. Ao enfatizarmos sobre tal complexidade, reportamo-nos às particularidades, mais precisamente às regras e exceções preconizadas pela Gramática, as quais são vistas como um verdadeiro estigma para muitos.

E ao retratarmos sobre essas particularidades, normalmente nos recorremos ao atributo da norma padrão, por ser ela o elemento que rege a modalidade escrita. Entretanto, ao enfatizarmos sobre a metafonia, estamos priorizando a fala, pois trata-se de um assunto ligado diretamente à pronúncia.


A metafonia é manifestada por meio do plural dos substantivos, na qual ocorre a alternância de timbre da vogal, ou seja, no singular a vogal é pronunciada com um som mais fechado, e no plural, com um som aberto.

Propondo- nos a estabelecer uma maior familiaridade sobre o referido assunto, no objetivo de adequá-lo às situações formais de uso, principalmente no que concerne à fala, observaremos a seguir alguns casos em evidência:
 

Singular (ô) Plural (ó)
aposto apostos
corpo corpos
corvo corvos
caroço caroços
destroço destroços
esforço esforços
fogo fogos
 imposto  impostos
 jogo  jogos
 miolo miolos 
 olho  olhos
 osso  ossos
 poço  poços
 porto  portos
 povo  povos
 porco  porcos
 reforço  reforços
 socorro  socorros
 tijolo  tijolos
Alternância no timbre da vogal – Característica da metafonia
Alternância no timbre da vogal – Característica da metafonia
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Banco de Redações
Elementos da narrativa: espaço
Já reparou onde se am as histórias? O espaço é um elemento que ajuda o leitor a se ambientar nas narrativas. Tal elemento pode ser construído de formas variadas, ricas, dependendo da intenção do autor. Na aula de hoje, vamos nos aprofundar um pouquinho sobre a ambientação nos textos narrativos.