Força magnética em um condutor retilíneo

Quando as cargas elétricas se movimentam no interior de um fio condutor de eletricidade, dizemos que há corrente elétrica, e a representação dessa corrente é dada pela letra i.

Ao colocarmos um determinado fio percorrido por uma corrente elétrica dentro de um campo magnético, verifica-se que ele sofre a ação de uma força, que chamamos de força magnética, representada pela letra F.



Em um condutor retilíneo percorrido por corrente elétrica de intensidade i, cada uma das cargas, que se movem com uma velocidade v, fica sujeita à ação de uma força magnética cuja intensidade é F e é dada pela equação:

F = │q│.v.B.senӨ

Sendo Ө o ângulo formado entre a velocidade da carga e o campo magnético.

Para um condutor retilíneo de comprimento l, percorrido por uma corrente i, temos:

l = v.Δt                              e                              i = q/Δt                              l = v.q/i                              q.v = l.i

Onde:

l – comprimento do fio; v – velocidade da carga; q – carga elétrica; Δt – variação do tempo; B – campo magnético; i – corrente elétrica.

Substituindo q.v = l.i na equação F = │q│.v.B.senӨ, temos:

F = B.i.l.senӨ
Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física
Fio colocado em um campo magnético: uma força de característica magnética atua sobre ele.
Fio colocado em um campo magnético: uma força de característica magnética atua sobre ele.
Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Geografia
Pontos extremos do Brasil
Assista à videoaula e descubra o que é um ponto extremo no território. Saiba quais são os pontos extremos do Brasil e conheça suas particularidades.