Golfe

O golfe é um esporte criado na Escócia medieval, inspirado em um jogo romano chamado Paganica, em que os jogadores batiam em uma bola com um bastão ou taco. O jogo, que consiste em arremessar a bola com ajuda de um taco de madeira e de ferro, ocorre em campos de grama, em parques apropriados, com um ou mais percursos delimitados. O objetivo é colocar uma bola em uma série de buracos cavados no campo. O vencedor do jogo é aquele que acertar mais buracos com o menor número de tacadas.

As regras do golfe, como são conhecidas hoje, foram estabelecidas no século XVIII, no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia.

O esporte pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores. Geralmente o bom jogador é considerado como aquele que gasta quatro tacadas para colocar a bola em cada buraco.

Podem existir no percurso até o buraco, alguns obstáculos como lagos, poços de areia, árvores e lugares com grama mais alta. Existem duas formas de jogar golfe: o match play e o stroke. No primeiro, um jogador compete com o outro. No segundo, cada golfista ou dupla enfrenta todos os participantes de um torneio.

A palavra golfe é oriunda do inglês golf que, por sua vez, procede do alemão kolb, que significa taco. O esporte chegou ao Brasil no final do século XIX, trazido por imigrantes britânicos. O país tem hoje cerca de 15.000 praticantes de golfe e a por uma fase de expansão do esporte.

O golfe é recomendável para pessoas de todas as idades, auxilia no combate ao estresse e faz bem para a saúde. Antes de iniciar a prática, é importante fazer um bom aquecimento e alongar corretamente.
Campo de Golfe
Campo de Golfe
Publicado por Patrícia Lopes Dantas
Banco de Redações
Elementos da narrativa: espaço
Já reparou onde se am as histórias? O espaço é um elemento que ajuda o leitor a se ambientar nas narrativas. Tal elemento pode ser construído de formas variadas, ricas, dependendo da intenção do autor. Na aula de hoje, vamos nos aprofundar um pouquinho sobre a ambientação nos textos narrativos.