Amensalismo

O amensalismo é um tipo de interação desarmônica na qual indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem o crescimento de outras espécies.

O amensalismo, ou também conhecido como antibiose, é um tipo de interação desarmônica na qual indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem o crescimento e desenvolvimento de outras espécies. A espécie que secreta a substância é chamada de inibidora, enquanto a espécie que é prejudicada denomina-se amensal. Nessa interação, a espécie inibidora não se beneficia da espécie amensal.

Alguns exemplos de amensalismo são:

- fungos que produzem substâncias antibióticas que inibem o crescimento de bactérias.

- plantas e pequenos animais do solo prejudicados com a agem de animais de grande porte, como elefantes.

- algumas plantas possuem raízes que secretam substâncias capazes de impedir o crescimento de outras espécies naquele local.

- maré vermelha, na qual há uma grande proliferação de algas que produzem toxinas capazes de prejudicar a vida dos seres aquáticos.

Essas alterações causam mortalidade das formas jovens e adultas dos amensais, redução da fecundidade, do tempo de vida e afeta o desenvolvimento geral dos indivíduos.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

A maré vermelha é um exemplo de amensalismo
A maré vermelha é um exemplo de amensalismo
Publicado por Giorgia Lay-Ang
Banco de Redações
Elementos da narrativa: espaço
Já reparou onde se am as histórias? O espaço é um elemento que ajuda o leitor a se ambientar nas narrativas. Tal elemento pode ser construído de formas variadas, ricas, dependendo da intenção do autor. Na aula de hoje, vamos nos aprofundar um pouquinho sobre a ambientação nos textos narrativos.